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A RELAÇÃO ENTRE O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E AS TAXAS DE NATALIDADE E FECUNDIDADE
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Priscila Caroline Souza, Renata Késia Leal, Jaciany Soares Serafim.
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Objetivo: Pesquisar a relação entre o Programa Bolsa Família e as taxas de natalidade e fecundidade de suas beneficiárias. Materiais e Métodos: Foi realizado um trabalho de campo, de caráter exploratório e de cunho qualitativo. Os dados coletados foram consolidados e analisados através da interpretação da análise de conteúdo de Bardin (2011). Foi realizada uma entrevista semiestruturada construída pelas autoras. Optou-se pela construção da amostra por conveniência, utilizando-se da técnica snow ball. Participaram dessa pesquisa 15 participantes mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família, com faixa etária entre 24 e 42 anos, que residem em Montes Claros e em Bocaiúva, municípios do estado de Minas Gerais. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa das Faculdades Unidas do Norte de Minas – FUNORTE, sob o número do parecer CAAE 26843519.7.0000.5141. Resultados: A partir dos dados obtidos, a natalidade e a fecundidade entre as mulheres do PBF estão relacionadas a outros fatores, como o sonho de ser mãe, que advém de uma imagem cultural de amor materno criado ao longo da história, e não ao recebimento da renda do Programa Bolsa Família. Considerações Finais: No decorrer dos estudos sobre a relação entre o Programa Bolsa Família e as taxas de natalidade e fecundidade, foi desmistificada a ideia de que os mais pobres têm comportamentos oportunistas em relação à maternidade tendo mais filhos para aumentar a renda através do referido programa. Palavras-chave: Bolsa Família. Natalidade. Fecundidade.
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A REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE A BISSEXUALIDADE ENTRE MULHERES
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Cássia Lorena Ribeiro dos Santos, Samuel Hamilton Belem Cruz, Jaciany Soares Serafim.
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Objetivo: Pesquisar a relação entre o Programa Bolsa Família e as taxas de natalidade e fecundidade de suas beneficiárias. Materiais e Métodos: Foi realizado um trabalho de campo, de caráter exploratório e de cunho qualitativo. Os dados coletados foram consolidados e analisados através da interpretação da análise de conteúdo de Bardin (2011). Foi realizada uma entrevista semiestruturada construída pelas autoras. Optou-se pela construção da amostra por conveniência, utilizando-se da técnica snow ball. Participaram dessa pesquisa 15 participantes mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família, com faixa etária entre 24 e 42 anos, que residem em Montes Claros e em Bocaiúva, municípios do estado de Minas Gerais. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa das Faculdades Unidas do Norte de Minas – FUNORTE, sob o número do parecer CAAE 26843519.7.0000.5141. Resultados: A partir dos dados obtidos, a natalidade e a fecundidade entre as mulheres do PBF estão relacionadas a outros fatores, como o sonho de ser mãe, que advém de uma imagem cultural de amor materno criado ao longo da história, e não ao recebimento da renda do Programa Bolsa Família. Considerações Finais: No decorrer dos estudos sobre a relação entre o Programa Bolsa Família e as taxas de natalidade e fecundidade, foi desmistificada a ideia de que os mais pobres têm comportamentos oportunistas em relação à maternidade tendo mais filhos para aumentar a renda através do referido programa. Palavras-chave: Bolsa Família. Natalidade. Fecundidade.
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A TRANSFERÊNCIA NA CLÍNICA PSICANALÍTICA
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Silvia Emanuelle Almeida Batista, Maircon Rasley Gonçalves Araújo.
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Objetivo: Discutir o processo de elaboração do conceito de transferência, enquanto constructo fundamental que norteou as descobertas que favoreceram a articulação da clínica psicanalítica. Materiais e Métodos: Para a elaboração dessa revisão bibliográfica, foram utilizadas buscas sistematizadas de bases de dados eletrônicas como: Scielo, Pepsic, Revista científica Univiçosa, entre outras. O termo de busca utilizado nas bases foi à transferência na clínica psicanalítica. As buscas não foram limitadas por data de publicação. Os sete artigos selecionados foram baseados no tema principal a “transferência” e temas relacionados. Resultados: Entende-se que a transferência é a essência do método psicanalítico e constitui-se uma ferramenta importante para a prática. Inicialmente foi pensada por Freud como um obstáculo a sua prática, anos depois ele descobriu que o mencionado “obstáculo” poderia conter informações importantes. Conclusão: Do mesmo modo que ocorreu com outras formulações fundamentais da psicanálise, que se desdobraram em várias faces, também a noção de transferência sofreu profundas modificações ao longo da extensa obra de Freud, acompanhando, desse modo, a evolução de toda a teoria. Palavras-chave: Clínica. Psicanálise. Transferência.
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AS DISTORÇÕES COGNITIVAS INTERLIGADAS AO TRANSTORNO DO PÂNICO
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Kátia Rodrigues da Silva, Rosane Queiroz Duarte.
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Objetivo: Apresentar o elemento cognitivo correspondente aos pensamentos disfuncionais sobre as bases teóricas da Terapia Cognitiva-comportamental conhecida por distorções cognitivas associado aos quadros de Transtorno do Pânico. Materiais e Métodos: Optou-se pela explicação argumentativa com embasamento teórico de livros e artigos encontrados nas plataformas digitais. Resultados: Após a análise das publicações estudadas pode-se perceber que as principais distorções associadas ao quadro do Transtorno do Pânico são os pensamentos associados a emoção do medo, medo esse manifestado por uma sensação descrita no relatos dos portadores do pânico, como uma constante preocupação de enlouquecer ou de morrer, também presentes nas distorções cognitivas conhecidas como catastrofização, que seria o temor que algo ruim aconteça e pela outra distorção cognitiva conhecida como pensamento emocional, que seria “premonição” de que algo possa vir a acontecer, manifesta na fala: “estou sentindo que algo irá acontecer”, mesmo sem evidência suficiente para tais afirmações. Conclusão: Pode-se concluir que a partir deste estudo que as identificações e as intervenções como busca de evidência contrária aos pensamentos disfuncionais (as distorções cognitivas) envolvidas no Transtorno do Pânico reduz os efeitos fisiológicos e reações comportamentais de evitação e fuga dos eventos temidos, proporcionando ao indivíduo uma melhor qualidade de vida e reduzindo assim os relatos de mal-estar. Contudo, há uma importância quanto aos estudos referentes à temática envolvida, pensamentos e comportamentos associados nos tratamentos para prognósticos cada vez mais favoráveis. Palavras-chave: Terapia Cognitivo-Comportamental.Intervenções. Pânico.
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BENEFÍCIOS PSICOLÓGICOS DO CONVÍVIO COM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
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Myllena Batista Ribeiro, Luís Gustavo Soares Rodrigues, Katyane Benquerer Oliveira de Assis.
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Objetivo: Avaliar os benefícios psicológicos do convívio com animais de estimação. Materiais e Métodos: Revisão bibliográfica realizada nas bases de dados Pub Med e BVS, utilizando os descritores “pets” AND “psychological benefits” AND “mental health”. Os critérios de inclusão foram artigos nas línguas portuguesa e inglesa, publicados nos últimos cinco anos. Excluíram-se estudos que não abordavam o tema e que exigiam assinatura para leitura. Foram encontrados sete artigos, sendo quatro selecionados. Resultados: Observou-se que o convívio com animais de estimação promoveu suporte emocional; aumento de bem-estar, conforto, afeto, interação social e autoaceitação; melhora de humor, liberdade de expressão, senso de controle e capacitação; diminuição de sintomas depressivos, estresse, alucinações auditivas, ataques de pânico, solidão, preocupações com passado e futuro e ideação suicida. Em idosos, houve também maiores momentos de distração, acentuação de alegria, autoestima, satisfação com a vida, melhora no estado apático, sensação de companhia e independência. Indivíduos com transtorno psiquiátrico apresentaram melhora de funcionamento global, frequência escolar e sintomas emocionais e comportamentais auto-relatados. Para indivíduos com transtorno do estresse pós-traumático, evidenciou-se redução do impacto negativo do trauma e da irritabilidade, além de aumento da sensação de calma. Conclusão: O contato com animais de estimação promove inúmeros benefícios psicológicos, principalmente nos aspectos bem-estar, estresse e sintomas depressivos, em indivíduos com e sem transtornos mentais. Palavras-chave: Psicologia.Saúde mental. Animais de estimação
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CRENÇAS CENTRAIS E DISTORÇÕES COGNITIVAS NA DEPRESSÃO
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Ana Paula Cardoso de Souza, Rosane Queiroz Duarte.
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Objetivo: Orientar os indivíduos em aprender a identificar os pensamentos e crenças disfuncionais substituindo-as por outras crenças e ideias que possibilitem ao indivíduo experienciar novos comportamentos e emoções menos prejudiciais. Método: Foi utilizada explicação argumentativa com base em revisões por livros e periódicos de bases acadêmicas reconhecidas e aceitas no meio científico. Resultados: Os aspectos que mais produziram melhora nos quadros depressivos eram a identificação dos pensamentos disfuncionais e sua alteração focando nos aspectos realista e positivo, para que mudando a sua forma de pensar fosse possível melhorar o estado emocional e, consequentemente, os comportamentos. Conclusão: O artigo apresentou como acontece o processo das crenças e distorções cognitivas na depressão e algumas das formas de passar por esse processo, buscando uma qualidade de vida dos indivíduos acometidos pela depressão. Palavras-chave: Crenças. Cognição. Depressão.
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MODOS DE VIDA E SUA INFLUÊNCIA NA ESCOLHA PROFISSIONAL
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Thallysson Makcyel Nunes Barbosa, Wiviane Karoline Borges Avelar, Jaciany Soares Serafim.
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Objetivo: Pesquisar os fatores que contribuem para a escolha profissional de estudantes em situação de pobreza. Materiais e Métodos: Estudo de caráter descritivo de corte transversal, análise qualitativa por saturação de conteúdo com número do parecer de aprovação CAAE 26843319.5.0000.5141. A população foi composta por dez estudantes entre os turnos matutino, vespertino e de ambos os sexos de uma escola pública da cidade de São João da Ponte – MG. As entrevistas semiestruturadas foram construídas pelos autores e se deram de maneira virtual, utilizando a técnica de snowball para viabilizar a participação de futuros participantes. Já para contatá-los fez-se o uso do Whatsapp e para a coleta dos dados utilizou-se a ferramenta Google Forms, formulários online, com perguntas subjetivas e de caráter socioeconômico. Resultados: Foi possível construir as seguintes categorias: a construção de um perfil socioeconômico, havendo limitação ao acesso cultural, pois a maioria possuem renda familiar de até um salário mínimo; fatores psicossociais, evidenciando a influência do meio social e cultural do participante para essa escolha; e a pobreza multidimensional, como fator que limita a continuação dos estudos por grande parte dos entrevistados. Conclusão: Entendemos que as situações de vulnerabilidade social são fenômenos subjetivos e condicionantes indissociáveis da história de vida de cada entrevistado para a escolha profissional. Palavras-chaves: Psicologia Social Crítica. Psicologia Educacional. Pobreza. Desigualdade Social.
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RELATO DE EXPERIÊNCIA: FEIRA DE EMPREENDEDORISMO
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Ariane Gabrielly Cardoso Silva, Joyce Anelise Aquino de Carvalho, Maylanne Moura Oliveira, Thaís Oliveira de Aguiar, Marcus Gonçalves Caldeira.
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Objetivo: Apresentar relato de experiência vivenciado por acadêmicos durante a execução da Feira de Empreendedorismo do curso de Psicologia Funorte, realizada em 25 de setembro de 2019. Materiais e Métodos: O estudo foi conduzido a partir de Revisão Bibliográfica, realizada através de artigos sobre as limitações encontradas por idosos nos vários segmentos da vida cotidiana, a sociedade contemporânea e os avanços tecnológicos. Resultados: A partir da pesquisa de revisão bibliográfica, constatou-se que a tecnologia pode trazer grande contribuição à qualidade de vida dos idosos, além de melhoria e manutenção da sua autonomia. Diante disso, viu-se a necessidade de desenvolver tecnologias que facilitem a vida cotidiana dos idosos e que lhe promovam bem-estar e maior qualidade de vida. Portanto, a proposta foi a criação de um aplicativo que englobaria todos os serviços necessários para melhoria da vida cotidiana dos idosos, familiares/acompanhantes, facilitando o acesso a esses serviços. Para demonstração prática do site e do aplicativo foram utilizados smartphones e notebooks com os protótipos, além do pôster, elaborado com base na metodologia Canvas, contendo os principais pontos da estrutura do aplicativo. A apresentação da proposta foi aprovada pela banca de avaliadores e o projeto obteve o 1° lugar na avaliação dos trabalhos apresentados. Conclusão: A Feira de Empreendedorismo foi uma experiência que representou grande importância para o desenvolvimento dos acadêmicos envolvidos, já que, permitiu, de forma prática, um contato com tendências de mercado para a profissão de psicólogo, incentivando a exercermos a nossa criatividade para aliar o empreendedorismo com a Psicologia. Através da investigação das necessidades do grupo de idosos, buscou-se planejar uma inovação que permitisse acesso aos serviços do dia a dia visando conforto, economia e praticidade, sem que estes tenham que sair da sua residência. Palavras-chave: Idosos. Tecnologia. Psicologia. Feira de Empreendedorismo. Qualidade de vida.
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REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA ENTRE BENEFICIÁRIAS DE MONTES CLAROS
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Zilda Lacerda De Souza, Daiane Rodrigues, Jaciany Soares Serafim.
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Objetivo: Conhecer a representação social entre usuárias do programa Bolsa Família em Montes Claros-MG. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Os dados coletados foram consolidados e analisados através da interpretação da análise de conteúdo de Bardin (1977). Para tanto, foi realizada uma entrevista semiestruturada construída pelas autoras. Optou-se pela construção da amostra por conveniência, utilizando-se da técnica Snowball. Compuseram essa pesquisa 18 participantes do sexo feminino, com faixa etária entre 25 e 59 anos, naturais de Montes Claros-MG. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer n. 3.991.370. Resultados: Ao analisar as falas das participantes, emergiram duas categorias: o programa Bolsa Família como agente de empoderamento e o cumprimento das condicionalidades do Programa Bolsa Família. Foi possível observar nas falas das entrevistadas o reconhecimento, a autoestima e a responsabilidade de serem provedoras financeiras da casa. Sendo assim, as entrevistadas possuem uma representação social do programa como uma “ajuda” ou como sinônimos de contribuição e colaboração financeira que auxilia, não apenas na obtenção de uma renda. Considerações Finais: O Programa Bolsa Família, além da alimentação, objetiva também garantir o acesso das famílias beneficiárias à educação e saúde. Foi possível perceber que o programa supracitado, tem atendido às necessidades das mulheres entrevistadas. Sendo assim, os dados coletados possibilitaram perceber que o Programa Bolsa Família vem atingindo sua finalidade principal que é o direito à alimentação. Palavras-chave: Representação social. Política Social. Pobreza.
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REPRESENTAÇÃO SOCIAL PARA HOMENS SOBRE O RECEBIMENTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA POR SUAS PARCEIRAS
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Cibelle de Oliveira Pinto, Sara Souza Barbosa, Jaciany Soares Serafim.
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Objetivo: Conhecer a representação social para homens sobre o recebimento do Programa Bolsa Família por suas parceiras. Materiais e Métodos: Apresenta natureza qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, permeado por uma pesquisa de campo. A amostra foi construída com dez homens, que tinham algum tipo de relacionamento conjugal com mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família, possuindo mais de 18 anos. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado com os entrevistados na modalidade online, utilizando-se de áudios do aplicativo Whatsapp e ligação telefônica. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa das Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE, por meio do parecer nº 3.991.368. Resultados: O conceito e a imagem das mulheres beneficiárias do PBF estão ligados a representações do senso comum como boa, recatada e do lar; a representação social que os participantes têm do machismo é de superioridade do homem em detrimento à mulher; eles não consideram que suas parceiras sejam provedoras do lar; não há uma total inversão dos papéis sociais de gênero, pois as mulheres continuam a receber atributos de cuidadoras do lar e as responsabilidades sobre as condicionalidades do programa podem reforçar a manutenção dessa posição. Considerações finais: A representação social para os participantes sobre a mulher beneficiária do PBF aponta para a mulher como representante do lar, a partir de uma visão patriarcal, entretanto, caracterizada pelo o atributo de boa administradora. Palavras-chave: Programa Bolsa Família. Transferência de renda. Trabalho. Patriarcado.
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TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL E O IMPACTO DA PSICOEDUCAÇÃO SOBRE O BEM-ESTAR DO IDOSO E SEUS CUIDADORES
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Emilly Tatielle Sousa Silva, Rosane Queiroz Duarte.
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Objetivo: Analisar os ganhos que a psicoeducação, baseada na Terapia Cognitivo-Comportamental, poderia proporcionar caso aplicado aos seus cuidadores de idoso. Materiais e Métodos: A pesquisa em questão caracteriza-se como uma revisão bibliográfica, tendo como principal base, artigos que mencionam pacientes idosos e seus cuidadores atendidos pela psicologia em que apresentam relatos recorrentes sobre as dificuldades e dúvidas manifestadas pelos filhos e cuidadores durante a convivência diária com um idoso. Resultados: Os estudos brasileiros e dados obtidos através literatura internacional sobre intervenções psicoeducacionais, demonstram que os cuidadores familiares necessitam de uma rede de suporte mais efetivo, de treinamento e orientações específicas para a realização do cuidado no âmbito domiciliar. As dúvidas mais comuns refere-se aos cuidados básicos, como higiene íntima, banho (técnicas e horários), alimentação, locomoção, medicação e adaptação da casa para pessoa idosa, o que demonstra a necessidade de um acompanhamento multiprofissional e principalmente um preparo por parte do terapeuta no manejo clínico, para fornecer a psicoeducação adequada para esses cuidadores. Conclusão: Mesmo sendo uma temática comum na vivência acadêmica, ainda existem poucos estudos que falam sobre esse momento e forneça algum auxílio para os acadêmicos em formação e profissionais da psicologia, portanto, mais pesquisas devem ser realizadas sobre temáticas que envolvam o bem-estar e psicoeducação do idoso e dos seus cuidadores, a fim de fornecer maiores arcabouços teóricos e uma preparação adequada para todos os atores que passam e estão suscetíveis a vivenciar tal experiência. Palavras-chave: Idoso. Cuidadores. Terapia. Psicologia.
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TRANSTORNO DE ANSIEDADE LIGADO ÀS CRENÇAS CENTRAIS: UMA PERSPECTIVA DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL
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Anna Carolyne Andrade Rodrigues Pereira, Rosane Queiroz Duarte.
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Objetivo: Apresentar uma discussão e identificar os fatores que desencadeiam o transtorno de ansiedade e levam as pessoas a procurar a psicoterapia, e para melhor compreensão conseguir acessar as crenças centrais e o significado que essas crenças têm para o paciente em terapia. Materiais e Métodos: Para a construção do artigo foi utilizada as principais referências bibliográficas da Terapia Cognitiva Comportamental, que falam sobre o Transtorno de Ansiedade e as técnicas de Questionamento Socrático e o Registro de Pensamentos Disfuncionais. Resultados: Após análise dos materiais utilizados, percebe-se que o quadro de ansiedade tem uma ligação com as crenças centrais e pensamentos disfuncionais e, com o uso da técnica de registro de pensamentos automáticos torne-se mais eficaz a identificação desses pensamentos e com isso compreender as causas da ansiedade. Conclusão: De acordo com esse estudo é possível concluir que existe uma importância na identificação das crenças centrais e disfunções cognitivas que desencadeiam as crises de ansiedade. Assim, vale ressaltar sobre a eficácia da técnica de Questionamento Socrático que junto ao registro de pensamentos automáticos é possível compreender sobre uma determinada situação em que ocorreu uma crise de ansiedade e qual foi o sentimento e comportamento apresentados no momento da crise. Palavras-chave: Ansiedade. Transtorno. Cognitiva. Técnicas.
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UMA VISÃO PSICANALÍTICA DA INFLUÊNCIA FAMILIAR NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO
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Maria Elizangela Ferreira Santos, Maircon Rasley Gonçalves Araújo.
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Objetivo: Analisar a influência familiar na constituição do sujeito neurótico no viés da Psicanálise. Materiais e Métodos: A pesquisa foi de cunho bibliográfico. Trata-se de uma revisão integrativa a respeito da temática "constituição do sujeito, família e Psicanálise". Os textos selecionados como base para a construção do trabalho foram escritos por Freud (1996), Lacan (1958/1998/1999) e psicanalistas como Ferreira (2000), Zahar (2003), Miller (2014) e Machado (2015). Resultados: A questão da sexualidade infantil surge e é sustentada na obra freudiana, fundamentalmente no Complexo de Édipo, que dá subsídio a Lacan para identificar três tempos do Édipo: o bebê torna-se o falo materno, o objeto que permite à mãe ser possuidora do falo, a criança corresponde a todo desejo sexual da mãe; segundo, acontece a privação; a figura paterna irá desempenhar um papel preponderante na configuração da relação mãe-criança-falo, sendo um empecilho entre criança e mãe; último tempo, não importa mais para a criança ser o falo, ela quer ter o falo ou não tê-lo, esse processo é simbólico, circula na cadeia de significante como objeto fálico. A partir disso, dois possíveis sintomas podem surgir dessa relação da criança com o Outro, sintoma da família que é projetado na criança e o psico-soma, a criança adoece por causa da família. Conclusão: Nota-se que, Freud e Lacan evidenciam que a constituição do sujeito neurótico se dá pela relação dele com a família. Freud afirma que o sujeito referido pela Psicanálise existe a partir do desejo do outro, assim, surge o inconsciente; já Lacan relata que a constituição se dá pela linguagem, a criança depende de um Outro. Palavras-chave: Psicanálise. Constituição. Família.
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VISITA DOMICILIAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Anna Caroline Soares de Brito, Hendy Ranieli Souza Mendes, Janaina Natielle Fonseca Rodrigues Silva, Klécia Gonçalves Souza, Sany Mariana Moura Evangelista, Anne Raissa Souza Dias Brante.
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Objetivo: Proporcionar ao acadêmico do Curso de Psicologia o exercício de habilidades técnicas e competências previstas no exercício de sua profissão no âmbito da atenção primária à saúde, com destaque para atuação em visitas domiciliares. Materiais e Métodos: Trata-se do relato de experiência de Estágio Curricular Supervisionado Específico II – Saúde Mental I, da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna – FASI, ocorrido entre os meses de março a junho de 2019. Foram realizados encontros semanais, com duração de quatro horas, numa unidade básica de saúde da cidade de Montes Claros – Minas Gerais. Durante o estágio foi possível que os acadêmicos vivenciassem as práticas de visitas domiciliares, grupos operativos, discussões de casos em equipe e atendimentos psicológicos individuais. As visitas domiciliares foram realizadas por acadêmicas, acompanhadas pelo agente comunitário de saúde da microárea em que o paciente reside. A indicação da visita domiciliar aconteceu após discussão do caso com a equipe. Ao retornar das visitas as conduções eram discutidas em supervisão e traçados os rumos subsequentes para o caso. Resultados: Foi possível identificar áreas, formas de atuação e possibilidades de intervenção do profissional psicólogo nas unidades básicas de saúde; principalmente na experiência adquirida nas visitas domiciliares. A visita domiciliar proporcionou aos acadêmicos momentos para desenvolver a observação, detectando situações do cotidiano como condições de habitação, dinâmica familiar e estilo de vida, permitindo a detecção precoce de necessidades de intervenção. A atuação junto às famílias possibilitou observar as necessidades, vulnerabilidades, entre outros fatores que possam dificultar a prevenção, acompanhamento ou tratamento de agravos à saúde ou problemas sociais. Conclusão: Dessa forma, verificou-se quão imprescindível é a atuação do psicólogo no contexto da atenção primária à saúde. Em meio aos saberes biológicos no contexto da saúde, o saber da psicologia oferta um olhar diferenciado diante do usuário, familiares e equipe no processo do adoecimento. Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Psicologia. Visita domiciliar.
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PERCEPÇÃO DO TRABALHO REALIZADO COM OFICINAS TERAPÊUTICAS NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
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Alex Acipreste, Bárbara Lorrany Ferreira Pinheiro, Elaine Ferreira Rocha Braga, Merilene Venuto da Silva, Geane Barbosa Santana, Iara Aparecida Azevedo Batista, Anne Raissa Souza Dias Brante.
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Objetivo: Proporcionar aos acadêmicos a vivência profissional com grupos de oficina terapêutica na rede de atenção psicossocial (RAPS), especificamente na atenção primária à saúde Materiais e Métodos: Trata-se do relato de experiência de Estágio Curricular Supervisionado Específico II – Saúde Mental I, do curso de Psicologia, da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna – FASI, ocorrido entre os meses de março a junho de 2019, em uma unidade básica de saúde do município de Montes Claros - MG. Foram realizados encontros semanais, com duração de quatro horas. Os acadêmicos participaram ativamente da organização e realização das oficinas terapêuticas do território, que acontecem semanalmente e tem duração aproximada de duas horas. As oficinas são espaços de escuta qualificada por meio da produção de artesanatos e rodas de conversa. Resultados: Através do estágio, os acadêmicos puderam conhecer um ponto da Rede de Atenção Psicossocial, praticaram a observação dos usuários em processo grupal, ofertaram a escuta terapêutica e quando necessário; realizaram atendimentos individuais aos usuários das oficinas. A oficina terapêutica constituiu-se espaço de troca e de laço social. Conclusão: O estágio oportunizou aos acadêmicos o desenvolvimento de habilidades técnicas relevantes no trabalho em grupos, na modalidade de oficina terapêutica. Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Psicologia. Terapia pela arte.
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RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
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Augusta Adriano Souza, Bianca Ribeiro da Silva, Jeovânia Gomes de Matos, Jessyca Santos de Oliveira, Simone de Souza Santos, Anne Raissa Souza Dias Brante.
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Objetivo: Possibilitar ao acadêmico do curso de Psicologia o desenvolvimento e o exercício de habilidades técnicas e competências previstas no exercício da sua profissão no âmbito da atenção primária à saúde. Materiais e Métodos: Trata-se do relato de experiência de Estágio Curricular Supervisionado Específico II – Saúde Mental I, do curso de Psicologia, da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna – FASI, ocorrido entre março e junho de 2019. Foram realizados encontros semanais, com duração de quatro horas, em uma unidade básica de saúde, na cidade de Montes Claros - MG. Durante a estágio foi possível que as acadêmicas vivenciassem as práticas de anamnese em saúde mental e atendimentos psicológicos individuais, além da possibilidade de discussão de casos com a equipe multiprofissional. Ao final das atividades eram realizadas supervisões, em que se discutia, conforme a teoria estudada, qual a condução mais adequada para o caso atendido. Resultados: O estágio possibilitou que as acadêmicas identificassem as formas de atuação e possibilidades de trabalho no âmbito da atenção primária em saúde, permitiu vivenciar as oportunidades em atuar com equipe multiprofissional da saúde; além da possibilidade de condução na pratica daquilo que é apreendido teoricamente. Conclusão: Deste modo, foi possível compreender a importância do psicólogo no âmbito da atenção primária, bem como, o seu papel que é de extrema relevância para os usuários da rede de atenção psicossocial e toda a comunidade. Pode-se compartilhar com profissionais de outras áreas de conhecimentos, as técnicas que são indispensáveis para uma boa anamnese, acolhimento e escuta terapêutica. Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Competência Profissional. Equipe Multiprofissional.
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A PRÁTICA PSICOLÓGICA NO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Daniele Ramos de Aquino, Michelly Oliveira Soares, Mychaele Gomes Silva, Thaís Souza de Azevedo, Jaqueline Lima de Oliveira.
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Objetivo: Discursar acerca das práticas psicológicas do Estágio Curricular Supervisionado Específico III - Saúde Mental II, no contexto do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) da cidade de Montes Claros – MG. Materiais e Métodos: O estágio aconteceu com os acadêmicos de Psicologia do 10º período matutino da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, no período de março a junho de 2019. Enquanto atividades desenvolvidas, realizou-se: acolhimentos aos pacientes em crise, atendimentos em grupo, atendimentos individuais, oficinas terapêuticas, com atividades artísticas diversas como, pintura, música, jogos e dinâmicas grupais. Resultados: A partir das vivências e práticas desenvolvidas pelos acadêmicos no CAPS II, ficou evidente que a atuação do psicólogo neste contexto aborda diversas formas de intervenção e trabalho. Uma delas se dá através das oficinas terapêuticas, já que estas constituem um papel importante na integração, expressão e ressignificação do sofrimento vivenciado pelos pacientes. Ficou evidente, por mais que alguns pacientes não participem de forma ativa das atividades propostas ao grupo, esta ainda considera-se terapêutica, na medida que oportuniza aos usuários um espaço de convivência, considerando as particularidades e respeitando as diferenças de cada um. Conclusão: O estágio inquestionavelmente, exerce grande importância na formação de psicólogos (as) qualificados (as), pois abre espaço para que esses futuros profissionais desenvolvam-se, buscando estratégias para tornarem o trabalho no CAPS e na saúde mental em geral cada vez mais humano e sempre levando em conta as necessidades e principalmente a subjetividade que envolve as particularidades de cada sujeito. Palavras-chave: Saúde Mental. Psicologia. Crise.
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ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO ÂMBITO DA PSICOLOGIA HOSPITALAR
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Bruna Danyelle Silva Pereira, Bruna Louise Fonseca Santos, Clara Ribeiro Rodrigues, Letícia Bérgamo Loiola, Nathália Soares Aguiar, Regina Cardoso Araújo, Carla Mendes Santos Teixeira.
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Objetivo: Promover o entendimento crítico e reflexivo dos papéis desempenhados pelo psicólogo como um profissional da saúde, junto a outros profissionais da área. O papel do psicólogo no contexto hospitalar é buscar minimizar a ansiedade e humanizar não somente o processo com o paciente internado, mas também com a família e a equipe. Materiais e Métodos: O estágio no Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira proporcionou uma vivência ampla de como é a atuação do psicólogo hospitalar, bem como as possibilidades de intervenção e atuação, o que favoreceu a ampliação dos conhecimentos sobre o âmbito hospitalar, através dos estudos e atividades desenvolvidas. Foram observadas as condutas e as falas recorrentes de 7 (sete) estagiárias durante as supervisões do estágio, as quais apresentaram algumas dificuldades no processo, das quais três foram causadoras de maior impacto: contato com o paciente, atuação junto aos familiares e relacionamento com a equipe de saúde. Resultados: Esse período de estágio proporcionou o aprimoramento de técnicas, como também, a associação de conhecimentos teóricos à execução da prática profissional da Psicologia. Um fato marcante na experiência vivida foi a percepção que obtivemos que muitas vezes aquelas pessoas que estão nos leitos só necessitam de alguém para escutá-los. Conclusão: A prática do estágio e o comprometimento ao exercê-lo assegurou a qualidade no que se refere à proposta de intervenção psicológica para com os pacientes, sendo alcançado por meio de escutas, acolhimentos, orientações e intervenções. A experiência de atuação do psicólogo no âmbito hospitalar que o Estágio proporcionou refletiu positivamente para a aprendizagem do grupo de estagiárias atuantes, atingindo o objetivo proposto fazendo essa junção entre a teoria e a pratica, e ampliando a visão do trabalho no âmbito hospitalar. Palavras-chave: Psicologia. Hospital. Intervenção. Estágio
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ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO HOSPITALAR
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Áurea Aparecida Ferreira Cardoso, Hellen Katyele Prates Souza, Ketlen Patrycia Alves Cordeiro, Leandro Alves Pires, Lizandra Neves da Silva, Daniele Lopes Araújo, Carla Mendes Santos Teixeira.
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Objetivo: Oferecer suporte psicológico à equipe e aos pacientes atendidos pelo hospital, e a seus acompanhantes, visando um processo de mudança de atitude por parte desses atores sociais, destinada a permitir que as pessoas tenham mais controle sobre sua saúde, fazendo as adaptações que forem necessárias a um tratamento continuado, aprendendo a conviver com suas dificuldades e limitações e assumindo uma postura ativa diante do seu processo de saúde-doença. Materiais e Métodos: Trata-se de um relato de experiência dos alunos das Faculdades de Saúde e Humanidades Ibituruna – FASI e Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE, do curso de Psicologia em suas práticas no Hospital Das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira. Tiveram como prática a observação, escuta, acolhimento, evolução de prontuário e discussões do referencial teórico, as quais compõe o arcabouço de conhecimento dos acadêmicos, entre outros. Resultados: A partir da atuação prática realizada através de embasamento teórico sobre a atuação profissional na área hospitalar, o estágio possibilitou correlacionar o papel do Psicólogo com as demandas de atendimentos, no que constitui o trabalho multidisciplinar, deixando clara a necessidade de conhecimento do profissional sobre seu posicionamento diante das diversas situações, que envolvem as relações interpessoais entre a equipe e acolhimento dos pacientes. O papel do psicólogo nessa área de trabalho é direcionado a demandas atuais dos pacientes, sobre as sensações provocadas pelo processo de hospitalização e possível necessidade de acompanhamento terapêutico. Conclusão: A presente proposta contribuiu para a formação dos futuros profissionais da Psicologia, favorecendo o entendimento crítico e reflexivo dos papéis desempenhados pelo psicólogo hospitalar como um profissional da saúde. Palavras-chave: Atuação. Psicólogo. Hospital.
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AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CAMPO FORENSE
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Bárbara Lorrany Ferreira Pinheiro, Andreia Ferreira Silva, Gabriele de Almeida Araújo, Taís Marques dos Reis, Thalyta Maria Ramos Guimarães, Wagner Amorim Santos, Iara Wanderley Biondi.
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Objetivo: Observar e discutir, através de avaliações psicológicas, as capacidades, habilidades e comportamento dos periciados. Materiais e Métodos: Experiência prática de estágio vivenciada por seis acadêmicos do 10º período noturno e 9º período matutino do curso de Psicologia da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (FASI). A prática de estágio se refere à disciplina de Estágio Curricular Supervisionado Específico II – Processos Psicossociais II, supervisionado pela Supervisor de estágiosa Iara Biondi. A prática dos acadêmicos consistiu no acompanhamento das avaliações realizadas pela supervisora e posterior discussão dos casos. Resultados: Com a prática foi possível observar e discutir minuciosamente como é realizada a avaliação psicológica na área Forense, através de entrevistas semiestruturadas e observações dos entrevistados, a fim de avaliar o estado psíquico do indivíduo, identificando possíveis sinais e sintomas de sofrimento psíquico. Conclusão: Diante dos resultados observados, foi possível perceber como a avaliação psicológica forense contribui para um resultado da apuração dos danos causados ou sofridos, avaliando as marcas psíquicas, toda a personalidade e os sofrimentos. Palavras-chave: Psicologia. Forense. Avaliação.
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PSICOLOGIA E O TRABALHO DE FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Rodrigo Alves Cardoso, Marcus Vinicius Vieira, Daniele Ramos de Aquino, Patrícia Leal dos Santos, Jaciany Soares Serafim.
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Objetivo: Proporcionar aos discentes do 10° e 11° período de psicologia subsídios para a atuação na rede Socioassistencial, a partir do fortalecimento de vínculos familiares com as famílias de adolescentes inseridos no Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (Liberdade Assistida – LA e Prestação de Serviços à Comunidade – PSC) por intermédio da criação de grupos no dispositivo do CREAS. Materiais e Métodos: Ocorreu no período de março a junho de 2019, semanalmente, no período matutino, compondo-se de 60h/a, sendo: 30h/a de estudo teórico, incluindo a supervisão e 30h/a de práticas no dispositivo, em uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS), localizada no bairro Melo na cidade de Montes Claros/MG. Utilizou-se a metodologia de grupos operativos de Pichon Riviere, considerando a importância da promoção de um espaço de reflexão, de informações e a responsabilidade das famílias nessa relação. Resultados: Desenvolvimento de habilidades técnicas para a atuação com grupos a partir do fortalecimento de vínculos de forma ética e compromissada; a importância da problematização e reflexão crítica sobre as questões sociais, compreendendo o sofrimento pelo viés ético-político enquanto produtor de segregação e sofrimento, e a relevância da ação preventiva como um caráter profilático à reincidência de situações de atos infracionais, considerando a família como principal núcleo protetivo de seus membros pela importância do afeto nessas relações. Conclusão: Foi possivel refletir sobre a importância da Psicologia no campo Socioassistencial no dispositivo CREAS, atuando junto aos familiares que possuem jovens que cometeram atos infracionais, como meio de romper com a visão individualizada do fenômeno, que reduz os sujeitos acompanhados unicamente à condição de objeto, estigmatizando-os e excluindo-os do convívio social. Também foram desenvolvidas habilidades e competências necessárias a atuação no CREAS. Palavras-chave: Vínculos. Psicologia Social. Politica Social.
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DELEGACIA DE PLANTÃO DE MONTES CLAROS-POLÍCIA CIVIL/MONTES CLAROS-MG: RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Ana Cláudia Luíza da Silva, Douglas Dias de Souza, Letícia Rosana Alves Barbosa, Marya Fernanda da Silva Guimarães, Matheus Goudinho Silveira, Leila Lúcia Gusmão Abreu.
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Objetivo: Apresentar através da teoria e prática os atendimentos/acolhimentos psicológicos que foram realizados na Delegacia de Plantão, objetivando acolher às demandas apresentadas. Materiais e Métodos: Trata-se da vivência de acadêmicos do curso de Psicologia na Delegacia de Plantão da Polícia Civil de Montes Claros-MG. Inicialmente os encontros foram realizados em sala de aula no mês de março para discussão e apresentação de temas pertinentes, que nos qualificou para a prática dentro do contexto que o estágio seria realizado, tais como Psicoterapia Breve, Direitos Humanos, Lei Maria da Penha, Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, dentre outros. Através desses encontros, foi possível preparação e ampliação dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação. Posteriormente, fomos a campo no mês de maio dando início ao Estágio Curricular Supervisionado Específico II – Processos Psicossociais II, onde os encontros foram realizados todas as sextas-feiras entre os horários das 19:00h às 22:00h. Resultados: Pode-se observar no decorrer do estágio que o ambiente em questão compreende um local de alta periculosidade, pois recebe diversas pessoas a todo o momento com várias demandas de alta complexidade, as quais, em sua maioria, se encontram em vulnerabilidade social e estigmatizadas pela sociedade. Nesse sentido, é de suma importância que os profissionais envolvidos estejam preparados e capacitados para acolher o sujeito e seus familiares que necessitam do serviço, numa interface do Direito com a psicologia. Conclusão: Pode-se concluir através dessa experiência que se conseguiu atingir os objetivos ao articular a teoria e práxis e perceber a importância do Plantão Psicológico dentro desse espaço judiciário. Nota-se ainda que, há muito que se investir nesse ambiente para que se torne mais acolhedor, ao garantir tanto aos profissionais como aos usuários uma estrutura adequada as suas reais necessidades. Palavras-chave: Plantão. Vulnerabilidade. Humanizado.
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A IMPORTÂNCIA DA ESCUTA PSICOLÓGICA NA DELEGACIA ESPECIALIZADA EM ATENDIMENTO À MULHER
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Dara Sousa Macedo, Geane Barbosa Santana, Janaina Natielle Fonseca Rodrigues Silva, Kamila Soares da Silva, Beatriz Aparecida Ribeiro, Leila Lucia Gusmão Abreu.
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Objetivo: Apresentar aos estagiários a importância da escuta diferenciada e experiência profissional em ambiente judiciário, mais especificamente na Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher (DEAM), com a finalidade de contribuir com o futuro profissional psicólogo, na sua formação de sujeito crítico, ético, em atendimentos às demandas diversas . Materiais e Métodos: Trata-se de um relato de experiência do estágio profissionalizante, desenvolvido no período de Maio/2019 a Junho de 2019 envolvendo escuta psicológica, atendimento clínico às mulheres, adolescentes e crianças em situação de violência doméstica. As práxis foram, acolhimento, atendimento clínico, estudo de casos e supervisão. Os acadêmicos foram divididos em grupos distintos em horário integral durante a semana. Inicialmente fez-se estudos teóricos na faculdade em seguida visita à instituição, após separação dos grupos para início dos trabalhos. Resultados: O estágio possibilitou identificar e conhecer as formas de atuação do profissional psicólogo na interface com o Direito. As atividades se basearam no acolhimento às mulheres usuárias, por meio de uma escuta diferenciada e qualificada. A interlocução com outros saberes também foi um elemento que permitiu instrumentalizar e aprofundar conhecimentos numa perspectiva crítica e ética. Conclusão: As experiências potencializaram crescimento profissional do futuro psicólogo ao conhecer as desigualdades da sociedade brasileira, especificamente dessas mulheres, em situação de violência e vulnerabilidade social. Palavras-chave: Acolhimento. Mulher. Violência.
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A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CLÍNICO PARA FORMAÇÃO DOS PSICÓLOGOS
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Ana Maria Mota Pereira, Merilene Venuto da Silva, Ronilda da Silva Soares, Thaís Souza de Azevedo, Tharso Peixoto Santos e Souza.
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Objetivo: Proporcionar o aprendizado e experiência na Atuação da Psicologia Clínica conforme a teoria psicanalítica estudada. Materiais e Métodos: O estágio foi realizado na clínica escola das Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE, no Campus Amazonas, toda segunda-feira das 19h as 21h30min. Realizaram-se acolhimento de pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou que de algum outro modo buscaram atendimento na clínica. Estes foram atendidos de forma individual e semanal pela abordagem da Psicanálise conforme a teoria estudada. Resultados: O estágio curricular supervisionado Clínica I,II e III é de extrema importância, pois possibilitou aos acadêmicos do curso de Psicologia aplicar, experienciar e desenvolver os conhecimentos da teoria psicanalítica na prática para, posteriormente, atribuí-los em seu exercício profissional de forma responsável e ética enquanto psicólogos, exercendo a Psicologia conforme ela é, como ciência e profissão e respeitando a singularidade de cada sujeito. Conclusão: O estágio possibilitou que tivéssemos contatos frequentes com vários casos diferentes, através da supervisão e nos atendimentos propriamente ditos, fazendo com que nossas práticas e habilidades se tornem aprimoradas. Palavras-chave: Atendimento. Psicologia. Psicanálise.
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